exame otorrino

O que é o Otorrinolaringologista?

Otorrinolaringologista é o médico especialista em otorrinolaringologia, parte da medicina que tem por objeto o estudo e o tratamento das doenças do ouvido, nariz e garganta. Esse especialista é muitas vezes chamado apenas de “otorrino”.

Diversas doenças se manifestam nessa região tratada pelo otorrino. Dependendo da doença o tratamento pode ser clínico ou cirúrgico.

Rinoplastia

A Rinoplastia é uma cirurgia muito comum entre homens e mulheres que tem como objetivo remodelar o nariz, corrigir deformidades estéticas. O nariz é um órgão de destaque no rosto e a rinoplastia visa melhorar o aspecto estético do rosto, corrigindo deformidades nasais que atrapalhem a harmonia facial.

Cada vez mais procurada nos consultórios médicos, é importante que seja realizada por profissionais capacitados.

Converse com o especialista!

Amigdalas / adenoide – o que são? Operar ou não?

O que são as amígdalas e adenóides?

As amígdalas e as adenóides são órgãos que reforçam a imunidade de todo o trato respiratório superior, podendo  sua  função  estar  comprometida principalmente por hipertrofia (aumento) ou infecções repetidas.

O que é amigdalectomia e adenoidectomia?

São os nomes dados à remoção cirúrgica das tonsilas palatinas (amígdalas) e das tonsilas faríngeas (adenóides). 

INDICAÇÕES DE ADENOAMIGDALECTOMIA

1)Obstrução das vias aéreas superiores

A hipertrofia das tonsilas faríngeas e palatinas pode causar respiração oral, déficit no crescimento

2) Disfagia e alteração da fala

Tonsilas aumentadas podem interferir na fase faríngea da deglutição, pela obstrução mecânica ou pela incoordenação entre a respiração e a deglutição. Podem diminuir o fluxo nasal e gerar voz hiponasal ou abafada.

Disfagia (dificuldade de deglutição) associada a déficit de crescimento e voz ininteligível relacionados a hipertrofia adenoamigdaliana são indicações cirúrgicas para adenoamigdalectomia.

3) Crescimento facial anormal e alterações dentárias

A obstrução nasal crônica devido às tonsilas aumentadas pode predispor a alterações dentofaciais, ponderoestatural, roncos noturnos, sonolência diurna e distúrbios do sono, incluindo apnéia obstrutiva do sono.

INDICAÇÕES DE AMIGDALECTOMIAS

1 Amigdalites de repetição

2 Abscesso periamigdaliano

3 Profilaxia para febre reumática

4 Aumento de volume unilateral ou suspeita de malignidade

5 Amigdalite crônica / Halitose

INDICAÇÕES DE ADENOIDECTOMIA

1 Rinossinusites / Adenoidites

2 Obstrução respiratória

3 Otite média secretora

4 Suspeita de tumores

Como é realizada (adenoamigdalectomia / amigdalectomia / adenoidectomia)?

A cirurgia é realizada sob anestesia geral somente em hospitais com estrutura adequada. O paciente dorme e não sente nenhuma dor durante o procedimento. Na maioria dos casos recebe alta no mesmo dia da cirurgia, necessitando de poucos dias de recuperação em casa.

Sinusites

A sinusite é o processo inflamatório da mucosa de revestimento dos seios da face e nariz. Pode ser causada por vírus ou bactérias. Os sintomas mais comuns são dor nasal ou facial, obstrução nasal, secreção nasal podendo também aparecer febre, tosse e secreção posterior. O tratamento depende da causa mas em todos os casos a lavagem nasal com soro fisiológico é muito importante.

Otite média aguda

A otite média aguda é uma infecção da cavidade do ouvido médio causada por alguns microorganismos, como vírus e bactérias.

É a doença infecciosa mais frequente entre crianças. Ocorre mais frequentemente quando há mudanças bruscas de temperatura, em crianças que frequentam escolas, são alérgicas ou estão expostas a fumaça de cigarro.

Sintomas: dor de ouvido, secreção na cavidade média do tímpano, febre, mal estar, nauseas. as crianças lactentes costumam manifestar a dor com irritabilidade e choro intenso.

Rinites

Rinite é uma reação inflamatória que ocorre na mucosa nasal devido a fatores alérgicos ou não. O paciente pode apresentar secreção nasal, obstrução nasal, prurido e/ ou espirros.

De uma forma geral, independente da causa, representa algumas das afecções mais frequentes na espécie humana, e pode apresentar grande impacto na qualidade de vida do paciente, perturbando-lhe o sono, a capacidade de concentração e o desempenho nas atividades diárias.

O acompanhamento e tratamento adequado é essencial.

Desvio do septo

O desvio do septo nasal é um alteração muito comum na população e uma alteração comum em pacientes com queixa de obstrução nasal.

A septoplastia, cirurgia para correção do desvio de septo, é realizada sob anestesia geral em ambiente hospitalar, sem cortes externos ou cicatrizes externas. Não ocorre inchaço ou hematoma no rosto no pós-operatório.

Carne esponjosa

Na criança a adenoide é chamada muitas vezes de carne esponjosa. Quando em tamanho aumentado pode causar obstrução nasal, roncos noturnos, alteração do crescimento facial nas crianças, sinusites de repetição. Nesses casos o tratamento é cirúrgico com a adenoidectomia.

 No adulto a carne esponjosa pode ser caracterizada tanto pelo aumento da adenóide quanto pelo aumento das conchas nasais.

Sangramento nasal

Grande parte dos sangramentos nasais são provenientes da porção anterior do septo nasal e podem ser resolvidos com medidas locais como compressas geladas, cauterização local ou tamponamentos. A rinite muitas vezes está presente nesses pacientes. O tempo seco também é um fator predisponente. O otorrinolaringologista é o médico mais habilitado para resolução desse problema.

Dificuldade auditiva (surdez)

Uma avaliação completa é fundamental para se excluir alterações tratáveis, como por exemplo uma rolha de cera impactando o conduto, um quadro de otite das perdas relacionadas a idade ou outras doenças.